O aeroporto de Tangará da Serra (500 quilômetros de Sinop), será modernizado em 2022. Ontem, o Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (Minfra), autorizou o governo estadual a abrir processo licitatório para contratar as empresas que tocarão as obras de melhorias da infraestrutura aeroportuária. O investimento total será de R$ 8,6 milhões.
Conforme o documento assinado pelo diretor de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MInfra), Eduardo Bernardi, os trabalhos incluem a recuperação da pista de pouso e decolagem, além das construções de pista de táxi aéreo e de pátio de aeronaves – medidas que permitirão a movimentação de aeronaves de maior porte no local. A licitação contempla ainda o fornecimento e a instalação de equipamentos de balizamento noturno e de aproximação aérea (Papi), entre outros itens de auxílio de navegação que garantem a segurança operacional no aeródromo.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, com as melhorias, o aeroporto regional terá a capacidade de voos ampliada, atingindo altos padrões de segurança operacional e proporcionando mais conforto e comodidade aos passageiros. Os investimentos na modernização do terminal aéreo terão recursos provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) com contrapartida de 60% do estado e participação do município.
O Ministério destacou ainda que trata-se de investimento estratégico do governo federal para desenvolver a aviação regional e impulsionar a economia. O Minfra lembrou que Tangará é o quinto município mais populoso e uma das cidades mais ricas do estado, além de um polo regional que se destaca pela produção agroindustrial, agricultura e prestação de serviços. Também destacou que o comércio do município é considerado um dos mais pujantes do interior do Mato Grosso.