O Procon Estadual divulgou, esta tarde, o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas durante todo ano de 2014, com as reclamações registradas pelos consumidores no órgão fiscalizador, através do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec)
Em 2014, o Procon Mato Grosso totalizou 14.741 atendimentos. Deste total, 2.959 são classificadas como reclamações fundamentadas, sendo 2.242 reclamações fundamentadas atendidas e 717 reclamações fundamentadas não atendidas. Com relação aos fornecedores mais reclamados, em primeiro lugar ficou o grupo 'CAB Cuiabá'; em segundo lugar a 'OI'; em terceiro lugar o grupo 'City Lar'; em quarto lugar a 'Novo Mundo'; em quinto lugar a 'Casas Bahia/Nova Ponto.Com/Ponto Frio/ '; em sexto lugar a 'Claro'; em sétimo a rede 'Cemat/Energisa'; em oitavo lugar a 'Sansung'; em nono lugar a 'Romera Móveis e Eletrodomésticos' e em décimo lugar a 'Motorola Industrial'.
A elaboração e divulgação do Cadastro de Reclamações Fundamentadas é um dever dos órgãos públicos que trabalham com a defesa do consumidor, prevista no Código de Defesa do Consumidor. Integram o Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas as demandas dos consumidores registradas como reclamação e que, após análise técnica dos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas. O cadastro informa ainda se as reclamações foram ou não atendidas pelas empresas.
A informação é da assessoria do governo estadual.