O governo do Estado prorrogou até 31 de agosto para pagamento da Taxa Contra Incêndio (Tacin) e da Taxa de Segurança Pública (Taseg) cobradas dos empresários mato-grossense. A autorização foi concedida, ontem, após reunião entre lideranças empresariais com o governador Silval Barbosa e os secretários de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos, e de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf.
A cobrança destas taxas tem gerado polêmica, devido a forma de aplicabilidade, tanto no que se refere aos valores, quanto aos segmentos, pois até mesmo fazendeiros e empreendedores individuais estão enquadrados nesta tarifação. Outro ponto que tem levantado dúvidas e questionamentos são os valores cobrados para micro e pequenas empresas, que segundo informações chegam a ser mais elevados do que os cobrados para algumas grandes empresas.
Neste aspecto, a prorrogação servirá para que as classes empresariais busquem uma solução juntamente com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Participaram da reunião, os presidentes: da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT) e de diversas CDLs, da Federação das Industrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), da Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado (Facmat).