O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Carlos Abreu, baixou portaria, hoje, criando o grupo gestor para o desenvolvimento da cadeia produtiva da caprino-ovinocultura. A “missão” dele é propor e apoiar políticas públicas, promover a normatização do setor e realizar a gestão de programas, projetos e ações que possibilitem o desenvolvimento desta atividade produtiva.
A portaria aponta que Sedraf deve ceder servidores com ônus próprio, que passam a responder pela coordenação, proposição de instruções gerais e específicas de funcionamento, planejamento e acompanhamento das propostas referendadas pelo grupo gestor. Já há aval para as articulações de funcionamento dele. O local dos trabalhos também fica a cargo da secretaria.
Integram o grupo representantes da secretaria, Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Ovinomat); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Ministério da Agricultura (MAPA); Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Agropecuária (Empaer); Instituto de Defesa Agropecuária (Indea); Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetragri); cooperativas, associações e bancos.