PUBLICIDADE

Funcionamento da ZPE de Cáceres é discutido em reunião na Casa Civil

PUBLICIDADE

Todos esclarecimentos e orientações sobre as etapas finais para a operacionalização das empresas a serem instaladas na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), em Cáceres, na fronteira com a Bolívia, foram abordadas na Casa Civil, ontem. "O funcionamento da ZPE de Cáceres é programa e meta de governo de Silval Barbosa. O governo é sócio majoritário da AZPEC, responsabilizando-se pela infraestrutura e logística da ZPE", enfatizou o secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda.

Ele complementa que "com a instalação das indústrias haverá um desenvolvimento econômico e social de toda a região, gerando emprego e renda, além da modernização tecnológica do parque industrial."

O presidente da ABRAZPE, Helson Braga, enfatizou que está tudo ordenado para o funcionamento da ZPE de Cáceres, com toda a legislação regulamentada. Braga informou que a próxima etapa é o encaminhamento do Projeto Estrutural para o Conselho Nacional das Zonas de Exportação, da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento e para a Receita Federal.

"Com o encaminhamento e aprovação desse projeto, trazendo informações sobre arquitetura, edificações, empresas, informatização e segurança, entre outras, haverá o processo de alfandegamento para a operacionalização das indústrias instaladas", afirma Braga. "Após essa etapa do projeto, as empresas já podem dar início à fase de instalação no parque industrial, enquanto se processa a análise pelo conselho presidido pelo Ministério do Desenvolvimento", complementa.

Braga informou sobre os incentivos e isenções fiscais para os insumos e equipamentos, no caso das exportações. Esclareceu que esses incentivos são para os 80% da produção destinada à exportação. É permitido a comercialização no mercado interno, nos restantes 20% da produção, porém com os impostos referentes à importação.

O presidente da AZPEC de Cáceres, Pedro Lacerda, informou que já estão finalizando o processo jurídico pela Procuradoria do Estado. Tem a previsão de 15 dias para que a área do distrito da ZPE seja transferida para a AZPEC, além de toda documentação para legalização ambiental.

Além do secretário-chefe da Casa Civil e dos presidentes nacional e local das Associações da ZPE, participaram da reunião representantes de empresas de diversos setores produtivos, interessados em se instalarem no distrito industrial da ZPE de Cáceres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE