PUBLICIDADE

Fruticultura cresce na região Araguaia

PUBLICIDADE

O trabalho em prol do desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva da fruticultura em Mato Grosso, impulsionado pelo Governo do Estado em parceria com o Programa MT Regional, está colhendo frutos. Prova disso é o município de Vila Rica (1.259 km a Nordeste de Cuiabá), que integra um dos sete municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Norte Araguaia que está em franca expansão no cultivo da fruticultura.

O presidente do Consórcio e prefeito de Vila Rica, Naftaly Calisto da Silva, tem desenvolvido diversas ações para incentivar a produção de frutas na região. Uma das estratégias adotadas é o trabalho conjunto, com a união de esforços do Programa MT Regional, Sindicato dos trabalhadores Rurais, Consórcio e com a Secretária de Desenvolvimento Rural (Seder), para buscar parcerias com a Prefeitura de Vila Rica. Graças a essa articulação foi possível garantir a implantação de uma indústria de processamento de frutas que já está em fase final de instalação.

Devido ao constante trabalho de incentivo a produção de frutas em prol do fortalecimento do cultivo da fruticultura, a comunidade Bom Jesus contava apenas com oito famílias que acreditavam que fruta poderia ser lucrativa e com o resultado alcançado, outras 12 famílias começaram a investir na produção da fruticultura. Atualmente, o município soma 20 famílias. Em 45 hectares são plantadas frutas como abacaxi, maracujá, acerola, graviola, murici, jamelão, noni, jaca, manga, goiaba, jenipapo, taturubá, cajamanga e cajazinho silvestre, pequi e coco da Bahia.

A produção é vendida no mercado local e nos municípios vizinhos. A partir de 2011, o município de Vila Rica vai introduzir a fruta no cardápio da merenda escolar aumentando assim o consumo de frutas. O secretário-extraordinário de Projetos Estratégicos (Sepe-MT) e do Programa MT Regional, Renaldo Loffi, destaca que a fruticultura é uma das cadeias produtivas mais importantes. "Desde a implantação do MT Regional estamos fazendo inúmeros cursos de capacitação voltados à fruticultura com o intuito de atingir os 141 municípios, por meio dos 15 Consórcios Intermunicipais. Só assim poderemos produzir mais e comercializar no próprio Estado, com maior qualidade e menor custo", declara Loffi.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE