A planta frigorífica localizada na MT-208 a cerca de 5 quilômetros de centro de Nova Monte Verde (468 quilômetros de Sinop) deve ser reaberta em 90 dias. 50 pessoas foram contratadas para as reformas que estão em andamento e, quanto o abate começar mais de 600 profissionais devem ser contratados. A assessoria não informou valor do investimento nem o abate diário.
A planta foi construída em 2007, por um grupo, mas segundo a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), quando os trabalhos foram encerrados, foi arrendada para um grande grupo que mantinha a unidade fechada. Em 2017, outro grupo tentou fazer o arrendamento e reativar, mas não prosperou em razão de problemas documentais.
A reabertura da planta já esteve em análise técnica da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos. À época além dessa unidade também houve apontamento para reabertura de unidades Mirassol D´Oeste, Juruena Vila Rica e Nova Xavantina. Todas sob responsabilidade do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
O Serviço de Inspeção Federal (SIF) é o responsável por assegurar a qualidade de produtos, de origem animal, comestíveis e não comestíveis destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. O Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE) é relacionado ao mercado estadual e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao mercado municipal.