PUBLICIDADE

Frigorífico de ovinos levará investimento de R$ 9 mi a Rondonópolis

PUBLICIDADE

Mato Grosso ganha mais uma unidade de abate de ovinos. O Corfrigo Frigorífico vai instalar uma planta em Rondonópolis, cujo investimento soma R$ 9 milhões. A dada de início das obras ainda não foi definida, mas o cronograma da empresa adianta que o número de animais abatidos será de 900 cordeiros por dia. A unidade atenderá todos os requisitos para exportação do produto, já que irá operar com Selo de Inspeção Federal (SIF). A planta deve fomentar ainda mais a criação no Estado.

Este será o terceiro frigorífico no Estado que tem a autorização dos órgãos de inspeção para vender ao mercado externo. Os demais também estão instalados em Rondonópolis. Outros dois com inspeção estadual e que também estão em operação em Mato Grosso estão localizados na cidade de Vila Rica (813 quilômetros da Capital). Dados da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do MT Regional mostram que o rebanho de ovinos mato-grossense é de 955 mil cabeças, de um total de 36 mil produtores.

De acordo com o diretor comercial do Corfrigo, Rafael Lopes, a vinda do grupo gaúcho para Mato Grosso e especialmente para Rondonópolis é motivada pela disponibilidade de rebanho. "A quantidade de animais existente atualmente propicia o início das atividades do frigorífico e com o tempo a intenção é aumentar o rebanho". Ele destaca ainda que o Estado apresenta condições favoráveis ao desenvolvimento da ovinocaprinocultura que são clima, oferta de alimentos para os animais, a existência de rebanho, cuja criação passará por uma organização para que a atividade se desenvolva de forma comercial para atender o mercado.

Lopes informa ainda que a instalação da indústria de abate de ovinos será responsável pela geração de 104 empregos diretos e outros 450 indiretos, além de fomentar produtores do entorno no fornecimento de animais para o abate.

"Sem contar os empregos no campo, diretamente com a criação dos animais", complementa. Mas além de Rondonópolis, outra cidade mato-grossense será beneficiada com a instalação do frigorífico.

Em Juscimeira será construído o Centro Técnico de Ovinos (TCO), que servirá como um laboratório para estudos genéticos e de aprimoramento das raças. No local serão feitas também pesquisas e atividades científicas. O diretor comercial complementa adiantando que a produção de carne de cordeiro da maior qualidade com padrão de excelência é um dos principais objetivos a oferecer aos consumidores.

O zootecnista e coordenador da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura do MT Regional, Paulo de Tarso, considera que a instalação do frigorífico irá fortalecer a agricultura familiar dos municípios. "A ovinocultura hoje em dia é uma grande alternativa de retorno de capital. O Estado tem boas condições para o desenvolvimento dessa cultura que de certa forma colabora com a diversidade econômica de MT".

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE