O frete de grãos via transporte rodoviário em Mato Grosso apresentou acréscimo nos últimos meses, reflexo dos escoamentos da soja no Estado. Mas, quando analisada a rota de Sorriso a Santos (SP), onde está um dos principais portos brasileiros, até a terceira semana deste mês o preço apresentou recuo de 6,94% ante ao mesmo período de abril e fechou na média de R$ 446,57/toneladas. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).
“No entanto, devido à queda no preço do milho nos últimos meses, a relação entre o frete Sorriso a Santos e o preço do milho base Sorriso no mesmo período ficou em 59,03%, o que representa uma alta de 3,14 pontos percentuais ante a abril. Ainda, quando comparado com o ano passado essa diferença é de 23,53 pontos percentuais”, acrescenta o instituto.
“Para as próximas semanas, com o avanço da colheita do milho, a tendência é que a demanda por veículos de carga aumente e o preço do cereal diminua por causa da maior oferta, o que pode aumentar ainda mais a relação entre frete/milho”, acrescenta o Instituto. A colheita de milho começou, semana passada, e atinge até agora cerca de 3% do total plantado em Mato Grosso.