O fórum de logística para o Médio e Norte de Mato Grosso será amanhã, às 15h30, no Parque Florestal com objetivo de esclarecer o projeto de implantação da hidrovia Teles Pires-Tapajós (ligando a região Norte a partir de Alta Floresta até o porto em Santarém-PA visando escoar a safra para o exterior) e também da ferrovia que deve ter ramal em Lucas do Rio Verde e vai até Porto Velho em Rondônia (RO).
Outro ponto de discussão será a conclusão da pavimentação da BR-163, da divisa de Mato Grosso até Santarém, cujas obras estão em andamento em vários trechos, incluindo construção de pontes e a previsão do DNIT é que, até 2011 os mil kilômetros estejam pavimentados. A projeção é que apenas esta rota poderá trazer economia de até 20% no preço do frete, se comparado com as rotas atuais (portos Paranaguá e Santos).
Estarão participando das discussões empresários, produtores rurais, pecuaristas que transportem cargas para vários Estados e países. A estimativa é que cerca de 1.500 pessoas, de 41 cidades, participem das discussões e também apontem soluções para escoamento da safra agrícola, madeireira e carnes.
Programação
15h40 – Cenário Atual e Futuro da Região do Médio Norte de Mato Grosso. Com Glauber Silveira da Silva- presidente da Aprosoja e do Movimento Pró Logística de Mato Grosso
16h – PNLT- Ações previstas pelo Ministério dos Transportes e previsões no PNLT. Com Marcelo Perrupato, secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes
16h40 – Corredor Norte. Com Luiz Antonio Fayet, consultor da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária.
18h – Hidrovia Teles Pires-Tapajós. Com Flávio Acatauassu – DNIT.
18h40 – Inventário Hidroelétrico das Bacias dos Rios Tapajós e Teles Pires. Com Mateus Machado Neves- coordenador de Estudos e Inventário da ANEEL.
19h40 – Ações do DNIT sobre rodovias, ferrovias e portos de interesse de Mato Grosso e a Hidrovia Teles Pires- Tapajós. Com Luiz Antonio Pagot- Diretor Geral do DNIT.