PUBLICIDADE

Foco de raiva bovina já matou mais de 60 animais em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Um foco de raiva bovina foi confirmado pelo Indea na região de Guiratinga. Até o momento mais de 60 animais já morreram contaminados com a doença, sendo que 15 propriedades foram notificadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado. A confirmação do foco foi feita após exames laboratoriais, em Cuiabá.

O médico veterinário e responsável pela unidade do Indea na região, João Bosco, disse à reportagem que os animais começaram a morrer em novembro do ano passado. Desde então, segundo ele, o número de animais infectados pela raiva está cada vez maior no município. Oito propriedades onde foram confirmadas as mortes estão interdidatas e proibidas de realizar o trânsito de animais.

“A primeira notificação foi feita na fazenda Pratalina I, quando mais de 15 bovinos morreram. A partir daí os animais de outras propriedades também registraram a doença. Em uma delas já foram constatadas as mortes de mais de 25 cabeças de gado”, revelou João Bosco. O veterinário disse ainda que este foco é o que mais matou animais nos últimos quatro anos na região. Em 2003, cerca de 153 animais morreram contaminados pela doença.

O principal transmissor da raiva bovina é o morcego hematófago. Ele transmite o vírus rábico pela saliva quando se alimenta do sangue dos animais. Além dos bovinos, a doença ataca caprinos, eqüinos, suínos e ovinos. Um dos primeiros sintomas da raiva bovina é a paralisia dos membros e o aumento da salivação. Entre os sintomas também estão a apatia, isolamento do rebanho, agressividade e dificuldade para se alimentar. (As informações são do RMT Online)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE