A Federação das Indústrias de Mato Grosso divulgou o resultado da pesquisa mensal feita com empresários e a expectativa dos industriais mato-grossenses é positiva para os próximos seis meses. "No geral a média das expectativas ficou com 53,4 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, apresentando empresários confiantes.
Já o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), de setembro, foi de 49 pontos, tendo queda de 3 pontos se comparado a agosto, ficando abaixo da linha divisória de 50 pontos, "refletindo o baixo nível de confiança". Se comparado com setembro do ano passado, apresentou um aumento de 10,7 pontos. "Em todos os portes de indústria houve variação do indicador de nível de confiança. Nas pequenas indústrias variou negativamente de 45, 3 para 45,0 pontos ,permanecendo abaixo da linha de 50 pontos, indicando falta de confiança. Nas médias e grandes houve queda de 54,8 para 50,7 pontos, ainda assim, ficando acima da linha de 50 pontos, o que indica empresários confiantes", aponta o estudo da federação.
Analisando os índices de confiança por segmentos, os analistas da federação apontam "comportamento parecido entre os dois setores pesquisados. O ICEI da indústria da construção teve queda de 54 ,3 para 42,7 pontos, 11,6 pontos a menos se comparado com o mês anterior. Assim o indicador abaixode 50 pontos revela empresários pouco confiantes".
A Fiemt apurou ainda que, "com relação aos últimos seis meses, os empresários consideraram que as condições da economia do país, do Estado e de suas empresas continuaram ruins todos os indicadores mantiveram-se abaixo de 50 pontos".