Representantes da Vale Votorantin estiveram reunidos, ontem, com representantes do Sindicato Rural de Nova Mutum e delegados locais da Aprosoja – Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso, debatendo melhor logística para escoamento da produção agrícola no Médio Norte. De acordo com Luis Carlos Gonçalves, vice-presidente do Sindicato Rural de Mutum, os representantes deixaram clara a demonstração que a multinacional pretende explorar o transporte de grãos da região, via Ferronorte, até os principais portos do país. O terminal rodoferroviário está localizado em Alto Taquari, no sul do Estado.
Entre as informações levantadas no encontro estavam o valor do frete no município, a relação entre os produtores e as empresas multinacional, condições de transporte, trajetos e até mesmo a falta de espaço físico para armazenar a produção de milho, situação esta que vem sendo registrada no Médio Norte em consecutivas safras.
De acordo com Luis, “quando as multinacionais adquirem grãos no Médio Norte, o valor do frete ajuda compor o preço pago ao produtor. Hoje, quando se fala em transporte de grãos via Ferronorte, de Mato Grosso para as regiões Sul e Sudeste do Brasil, isso é feito exclusivamente pela concessionária América Latina e Logística – ALL”, explicou, de maneira que nesse contexto a Vale Votorantin viria para fazer concorrência, barateando o frete.
PUBLICIDADE
Ferrovia: representantes de multinacional debatem expansão
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE