O governo federal pode incluir no plano de investimentos que deve ser anunciado nos próximos meses, o trecho da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que liga Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO). Chineses já manifestaram interesse nessa extensão e as articulações técnicas estariam adiantadas, para que integre a ferrovia Transoceânica. Ela parte do Peru, passando pelo Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, criando um corredor entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Estima-se R$ 30 bilhões em investimentos.
Com os estudos técnicos já iniciados e aval do Tribunal de Contas da União para o edital de concessão, o executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, disse acreditar que o trecho de Lucas a Goiás seja incluído no pacote. “De todas as ferrovias previstas para Mato Grosso, a Fico é a mais pronta para ser licitada. Existe a possiblidade, pelo que temos conversado com o governo. A primeira ideia para ela inclusive, era fazer um piloto, para depois fazer outras ferrovias. Agora se vai anunciar em junho, julho eu não sei. O secretário Daniel Sigelmann (de Fomento de Ações de Transportes do Ministério dos Transportes) havia me dito que sim”, expôs, ao Só Notícias.
Edeon ainda afirmou que se realmente a Ferrovia entrar no pacote, com o interesse dos chineses, no trecho Lucas-Goiás, os trabalhos podem andar ainda mais rápidos. “Os chineses tem manifestado interesse em todas as ferrovias. O que está se falando é concessionar dois pedaços dessa, de Campinorte a Lucas e outra de Sapezal a Porto Velho. Precisamos de investidores e a participação deles, sem dúvida, é uma forma. Inclusive, é uma companhia chinesa que faz os estudos de Sapezal a Porto Velho”.
O executivo ainda destacou que a ferrovia Lucas-Goiás vai ajudar dar mais “vasão” para produção de grãos em Mato Grosso, que somente na safra 2014/2015 é estimada em 48 milhões de toneladas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Vai trazer benefícios sem dúvida pelos volumes que estimados, para saída pelo Mato Grosso, na região Norte, por isso é importante. Esperamos poder embarcar 10 milhõees de toneladas, considerando principalmente a região de Gaúcha do Norte e e Vale do Araguaia”, concluiu.