PUBLICIDADE

Feriados ‘contribuem’ para queda nas vendas no comércio em Mato Grosso, diz federação

PUBLICIDADE

Os 3 feriados deste mês contribuíram para a retração de 14% nas vendas no comércio varejista de Mato Grosso, tanto em comparação com março quanto em relação a abril de 2014. É o que indica um levantamento concluído pela Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat) com base em dados do Sistema de Apoio à Concessão de Crédito (Crediconsult). A expectativa é que a situação se reverta em maio, quando é celebrado o Dia das Mães, considerada a 2ª melhor data do varejo brasileiro.

Em abril, foram feitas pelas empresas 77,343 mil consultas ao sistema Crediconsult, que é um indicador da intenção de compra ou concessão de crédito para o consumidor em todo o Estado, antes das empresas liberarem vendas à prazo. Em março os registros de consulta chegaram a 90,836 mil e, em abril de 2014, somaram 90,301 mil verificações de crédito. O comparativo mensal revela queda de 14,85% nas consultas e a variação anual também ficou negativa em 14,34%.

“Sem dúvida, os feriados têm maior peso nessa retração, principalmente por causa do prolongamento desses feriados”, observa o diretor da Facmat, Manuel Gomes. O 4º mês de 2015 foi marcado pelo feriado da Sexta-feira Santa (dia 3), pela celebração do aniversário de Cuiabá numa quarta-feira (dia 8) e pelo feriado de Tiradentes (dia 21) que caiu em uma terça-feira.

“Quando (o feriado) coincide com uma terça-feira, por exemplo, acaba impactando as vendas na segunda e na quarta-feira, já que os órgãos públicos costumam decretar ponto facultativo”. Por outro lado, o setor de serviços invariavelmente é beneficiado com o prolongamento da folga dos trabalhadores, completa Gomes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ministério abre vagas para cursos voltados ao turismo em 3 cidades de Mato Grosso

O ministério do Turismo abriu vagas em cursos gratuitos...

Empresas de Colíder ofertam vagas para vendedores, recepcionistas, motoristas e outras

As empresas sediadas em Colíder estão contratando 34 novos...

Empresas de Nova Mutum contratam mais de 100 funcionários

As empresas sediadas em Mutum fizeram contato com SINE...

Preço de alimentos volta a subir em Sinop e cesta básica sobe para R$ 878

O relatório mensal do levantamento de preços dos alimentos,...
PUBLICIDADE