O município de Feliz Natal, possui uma área de 11.168 quilômetros quadrados,
sendo que 44,42% desta área pertencem ao parque indígena do Xingú, configurando-se portanto em área de preservação permanente. Baseado em informações obtidas por imagens de satélite, pode-se observar claramente que a área indígena está completamente preservada, inexistindo acessos viários para as aldeias localizadas dentro do parque nos limites do município.
Feliz Natal é um município que tem sua economia baseada na extração vegetal, com empresas cadastradas junto aos órgãos competentes como Sema e Ibama, atuando dentro dos princípios da legislação vigente de preservação ambiental.
Além disso, o município não é palco de conflitos agrários, diferente do que se tem veiculado em alguns meios de comunicação. A “rodovia da soja” é um grande corredor de produção agrícola, idealizada de forma a evitar cortar cursos de rios e permitir a prática agrícola de maneira ecologicamente sustentável.
O município conta com mais de 80% da sua cobertura vegetal original, comprovando desta maneira o compromisso desta população ordeira e pacífica com o desenvolvimento e a preservação ambiental, atuando sempre dentro das práticas legais vigentes.