Fazer negócios, abrir mercados, crescer, prosperar, ser o próprio patrão. O caminho para todas essas conquistas passa pela Feira do Empreendedor 2011 que será realizada entre 17 e 21 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento foi elaborado com foco em três aspectos principais, entre eles, o atendimento ao novo segmento empresarial representado pelos quase 30 mil Empreendedores Individuais (EI) já formalizados no Estado. "O Sebrae trouxe o EI para o mercado formal e, agora, vai dar suporte para ajudá-lo a crescer. O objetivo é gerar conhecimento para que essas empresas tenham desenvolvimento estável e estejam mais seguras para crescer e migrar para outros estágios", considerou a diretora do Sebrae em Mato Grosso, Leide Katayama.
Outras duas prioridades no evento contemplam a inserção da cultura da sustentabilidade no segmento empresarial e ações para dar visibilidade às oportunidades geradas com a Copa do Mundo em 2014 aos 9 setores pesquisados pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Sobre sustentabilidade nos pequenos negócios, Leide Katayama explica que é necessário introduzir essa prática no cotidiano das empresas. "É mais do que recolher o lixo. É ter responsabilidade sobre fornecedores e colaboradores e, ainda, com a sociedade em que empresa está inserida". A diretora alerta que, para competir com mercados nacionais e internacionais, Mato Grosso deve criar diferencial para os seus produtos na sustentabilidade.
A busca pela inovação também deve ser constante, pontua. "Inovação e sustentabilidade são ingredientes vitais. É preciso inovar em tudo: no produto, na forma de trabalhar, de atender".
No quesito competitividade, Katayama lembra que são vários os desafios a serem superados. "Enquanto para as empresas das grandes potências econômicas o mercado é o mundo, as empresas no Brasil produzem para dentro e não sabem vender. Em outros países, as pessoas estão recebendo muito conhecimento, vão ocupar os espaços nesse mercado Brasil e, portanto, trabalhar com a visão de mundo é fundamental", avalia.
Concebido com a finalidade de gerar conhecimento e fomentar o crescimento dos negócios, a Feira do Empreendedor terá palestras técnicas e gerenciais, oficinas, Cine Empreendedor e 131 estandes institucionais e empresariais onde a diversificação na oferta de produtos e serviços é a palavra de ordem.
Na edição anterior, em 2009, a Feira do Empreendedor registrou avanços expressivos com a participação de 73 expositores, 58 mil visitantes, 10.500 pessoas capacitadas, mais de 100 caravanas e 98% de satisfação com o evento.
O espaço de exposições está dividido em 25 setores onde se destacam: oportunidades para o Empreendedor Individual, negócios virtuais, negócios sustentáveis, agronegócios, comércio e serviços, máquinas e equipamentos, franquias, vendas porta a porta e estandes institucionais e de instituições financeiras. Uma das novidades da edição é a área denominada "Indústria Criativa", reservada a produtos diferentes, criativos e inovadores e a criadores de produtos ou processos patenteados, interessados em negociar ou obter parceria para o desenvolvimento de seus inventos.
As inscrições para palestras e oficinas podem ser feitas no site do evento. Só as oficinas serão pagas com valores de R$ 30 para pessoa física e R$ 20 para pessoa jurídica.