PUBLICIDADE

Federação diz que Lucas é 1º no Estado no índice de desenvolvimento

PUBLICIDADE

O índice foi criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros. Embora Mato Grosso mantenha a mesma posição, 11ª com o IFDM na faixa de desenvolvimento moderado, a significativa variação positiva foi puxada pelo desempenho na área de educação, que cresceu 11,1%, um dos maiores registrados no país. Nas outras áreas pesquisadas o desempenho do estado não correspondeu ao da educação, emprego e renda, teve variação negativa de -1,2%, e em saúde o crescimento foi de 1,5%.

O IFDM considerou indicadores de saúde, educação, emprego e renda do ano de 2007 e varia numa escala de 0-pior a 1-melhor para classificar o desenvolvimento humano. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento humano.

Entre os 141 municípios de Mato Grosso, apenas Lucas do Rio Verde apresentou alto nível de desenvolvimento. O município manteve a liderança de 2006 com índice de 0,8538. Alem de estar em primeiro no índice estadual, Lucas do Rio Verde é o único de Mato Grosso que figura na lista dos 100 nacional, ocupando a 73ª posição.

Os dados pesquisados pelo IFDM são os mesmos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em outras palavras isso quer dizer que Lucas tem o melhor IDH de Mato Grosso e está entre as 100 melhores cidades do país para se viver. Todos os índices pesquisados são de responsabilidade do gestor público.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Moradores de Cáceres e Acorizal ganham R$ 100 mil no Nota MT

Moradores de Acorizal e de Cáceres ganharam, hoje, de...

Sinop tem mais de 250 alvarás para novas obras liberados; total no ano em queda

O relatório da secretaria de Planejamento Urbano e Habitação...
PUBLICIDADE