PUBLICIDADE

Fecomércio projeta melhores resultados para a economia estadual ano que vem

PUBLICIDADE
Só Notícias

A classe empresarial do comércio na capital mato-grossense elevou para 130,2 pontos o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), contra os 129 pontos de novembro. A alta mensal de 0,9% favoreceu para um resultado também positivo na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando a pesquisa registrava 129,2 pontos. O aumento observado foi de 0,7%.

A Fecomércio de Mato Grosso acredita que os recentes aumentos nas vendas, tanto para o comércio quanto serviços, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), têm contribuído para a melhora dos índices da pesquisa. Os resultados mais favoráveis estão estabelecidos nas projeções de maior desenvolvimento da economia para o próximo ano.

Medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Fecomércio-Mato Grosso, a pesquisa tem seus dados coletados no início de dezembro. E o número mínimo de empresas entrevistadas foi de 181.

As condições correntes para o empresário do comércio (ICAEC) ajudaram na alta mensal da pesquisa, chegando a atingir 106,1 pontos (+2,4%). A melhora do componente também contribuiu para um resultado positivo sobre dezembro de 2018, quando o índice somava 106 pontos, ou seja, uma elevação de 0,1%.

Em relação ao nível de investimento do empresário do comércio (IIEC), a pesquisa apresentou alta de 1,4% sobre o mês anterior e de 3,9% sobre dezembro passado, somando 116 pontos. A maior parte dos entrevistados (54,6%) disseram que aumentaram os investimentos nas empresas. Em dezembro de 2018, esta porcentagem contemplava menos da metade dos entrevistados (47,3%).

O único componente da pesquisa a apresentar variação negativa, trata da expectativa do empresário do comércio (IEEC), que trouxe uma pequena retração de -0,1% sobre novembro e de -0,9% na comparação com dezembro passado, atingindo 168,6 pontos, atualmente. Para 92,2% dos empresários entrevistados, a expectativa para a economia brasileira tende a aumentar.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE