PUBLICIDADE

Fecomércio avalia que recomendações contra Covid no Estado foram parcialmente atendidas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: reprodução/arquivo - atualizada 19:10h)

O presidente da Fecomércio (Federação do Comércio e Serviços em Mato Grosso), José Wenceslau de Souza Júnior, também participou da reunião do Gabinete de Situação Covid do governo do Estado, hoje, quando foram definidas medidas para conter a escalada da Covid que resulta, no momento, na ocupação de 88% dos leitos de UTIs na rede pública. A entidade, assim como as demais ligadas ao comércio e indústrias, buscaram evitar lockdown e o presidente avaliou que o governador Mauro Mendes, atendeu parcialmente as recomendações de entidades representativas das atividades comerciais, industriais e de serviços, e estipulou novas regras e restrições que visam frear o contágio da doença em Mato Grosso.

As exceções ficam para farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustível (exceto conveniência) e indústrias. “O comércio tem feito a sua parte, cuidando de seus colaboradores dentro das lojas e, assim, evitando que eles fiquem ociosos em casa e saiam para eventualmente se aglomerar”, disse Wenceslau. Ele considera que a manutenção do trabalho ajuda a manter a economia ativa, com a manutenção do emprego e da renda das família.

Conforme Só Notícias já informou, as medidas começam a vigorar nesta 3ª feira com duração de 15 dias, podendo ser prorrogado por mais quinze, visto que o isolamento no país e em Mato Grosso está abaixo de 40%. O toque de recolher será das 21h às 5h, além de delimitar o horário de funcionamento do comércio e atividades em geral em dias de semana (das 5h às 19h), aos sábados e domingos (das 5h às 12h).

Está previsto projeto de lei que que prevê multa às pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público. A Polícia Militar estará autorizada a dispersar aglomerações, incluindo em bares. Nos supermercados podem ir apenas uma pessoa por família;

O sistema de delivery vai até 23h todos os dias e o setor de transporte coletivo autorizado, bem como uber e táxi seguem funcionando normalmente.

A Fecomércio informa que quanto as atividades de escolas, “dado o compromisso geral na adoção de protocolos de segurança, a autorização para o funcionamento permanece, dentro das limitações de horário impostas às demais atividades”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE