O Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial (CEDEM) realizou sua 15ª Reunião, na Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), ontem, para aprovar cartas-consultas de financiamentos com base no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e incentivos do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), para a instalação de empresas em Mato Grosso.
Os conselheiros aprovaram o enquadramento de 46 empresas que entraram com o pedido de financiamento junto ao programa de Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) Empresarial. Os recursos do FCO destinam-se a financiar projetos de investimento fixo, com ou sem capital de giro associado, para implantação, ampliação, modernização ou relocalização de empreendimentos dos setores mineral, industrial, agroindustrial, turístico, infra-estrutura econômica, comercial e de serviços na Região Centro-Oeste.
Na foram aprovados também três enquadramentos para o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). Após o enquadramento, a empresa deve passa por uma série de etapas para ser beneficiada pela redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) proposto pelo programa. Os conselheiros aprovaram também o descredenciamento de 22 empresas, sendo que 19 optaram pelo Supersimples e 18 indústrias atua no ramo do beneficiamento de madeira.
Foram aprovadas também oito consultas prévias junto ao Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic). O Fundeic é o financiamento a micro e pequenas empresas industriais, comerciais e de turismo instaladas ou que vierem a se instalar em Mato Grosso, e que busquem substituir as importações de outros estados ou país, com prioridade aos segmentos que mais agregam valores e empregos.