O faturamento do comércio eletrônico no primeiro semestre atingiu a marca de R$ 2,6 bilhões, contabilizando crescimento de 49% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (03) pela e-bit, que esperava valor 5% inferior.
De acordo com o levantamento, três fatores foram responsáveis pela alta, sendo o primeiro deles o volume de vendas 45% superior ao do mesmo período de 2006. Outro motivo foi o aumento no número de e-consumidores: de 7 milhões para 8 milhões entre dezembro de 2006 e junho de 2007.
O crescimento na freqüência de compras por usuários mais experientes aliado à escolha de produtos de maior valor agregado também colaborou para o aumento.
Destaques
O mês de maior destaque foi maio, com 19% do faturamento total do semestre. O mês de comemoração do Dia das Mães ainda obteve o maior número de vendas, com mais de 1,6 milhões de pedidos.
Com relação aos produtos, os mais escolhidos para presentear as mães foram livros, informática e eletroeletrônicos, com 15%, 11% e 9% no total de compras, respectivamente.
Satisfação
O balanço mostrou que o setor cresce e conquista, cada vez mais, novos clientes. Isto porque, cerca de 19% e-consumidores realizaram compras na internet pela primeira vez no período e 11% fizeram mais de 10 aquisições pela rede no semestre. O índice de satisfação ficou em 87,15%, um dos maiores desde sua criação, em 2000.
“E, se cliente satisfeito é indício de que as lojas virtuais têm correspondido às expectativas dos e-consumidores, esse fato pode ser comprovado quando vemos que 84% dos adeptos às compras virtuais disseram que voltariam a comprar na mesma loja onde já efetuaram alguma compra”, disse o diretor-geral da e-bit, Pedro Guasti.