O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) se reuniu com o representante do Centrus (Instituto Mato Grosso de Seguridade Social) do extinto Banco Bemat (banco estadual de Mato Grosso). A reunião, realizada ontem, foi resultado da solicitação do Sindicato acerca das pendências do instituto para com os ex-bancários que eram da instituição.
De acordo com o liquidante da Centrus, Nelson Prawucki, são 485 participantes que aguardam pagamento do banco. "Assumimos a Centrus desde 2007. A partir daí, realizamos as atualizações das dívidas e os valores a serem pagos. Desde 1998, quando o Bemat deixou de atuar, a soma da dívida com os funcionários está na ordem de R$ 20 milhões".
O presidente do Sindicato, Arilson da Silva, e a diretora de imprensa, Ana Lúcia Neves, indagaram o liquidante acerca do prazo para sanar as dívidas com os ex-bancários. De acordo com Prawucki, a expectativa é que o pagamento se efetive em um ano. "Avaliamos a reunião como positiva, pois apresentamos as dúvidas dos ex-bancários e pensionistas do extinto Bemat. Continuaremos acompanhando o caso para que esta questão seja resolvida", observa o presidente.
Os recursos para o pagamento da dívida são de ações jurídicas já em fase final e recursos negociados com o governo do Estado.