PUBLICIDADE

Exporriso: artesanato mato-grossense vai ser apresentado em Sorriso

PUBLICIDADE

Peças de madeira, argila, tecidos coloridos e produtos recicláveis são apenas uma amostra do que será exposto nos próximos dias em Mato Grosso. Este ano, artesãos de todo o Estado terão a oportunidade de divulgar os seus trabalhos nas feiras agropecuárias mato-grossenses. A primeira cidade contemplada é Sorriso.

Ao todo, serão 2.074 produtos, de 290 artesãos, vindos de cinco pólos e 11 municípios do Estado, presentes na 22ª Exporriso, que começa amanhã. Eles representam cinco associações de artesãos, uma cooperativa e 18 núcleos de produção artesanal.

O trabalho inovador faz parte do Programa de Artesanato Mato-grossense (Cipam), da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). O secretário de Estado, Pedro Nadaf, enfatiza que a ideia é levar os produtos de todos os cantos do Estado para os eventos municipais. "Queremos divulgar o trabalho desses artesãos, aumentar suas vendas, proporcionando uma maior renda, gerando emprego e estimulando o crescimento da produção".

De acordo com a coordenadora e gestora do Cipam, Elvira Leite, para ter seu produto divulgado nos municípios, os artesãos devem estar cadastrados no Cipam e no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB). Durante os eventos, uma equipe treinada estará responsável pela montagem do espaço e exposição dos produtos. Na oportunidade, o grupo também irá cadastrar os artesãos das regiões visitadas, que ainda não possuem o cadastro do programa no Estado.

Desde 2005 o Cipam é de responsabilidade da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). Desenvolve ações em todo o Estado, por meio de assistência e cooperação técnica; cadastramento de entidades não governamentais (associações e cooperativas) parceiros e recursos humanos com experiência e qualificação sobre o setor; cadastramento do artesão para emissão da Carteira de Identidade do Artesão, reconhecida pelo MDIC; capacitação, participação e divulgação em feiras e eventos regionais e nacionais.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE