A 23ª Exponop (Exposição, Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Sinop), traz neste ano uma novidade voltada para o segmento rural. Uma empresa do município apresenta a fábrica de produzir biodiesel, extraído a partir do óleo vegetal bruto, pelo método da transesterificação. De acordo com o proprietário Erno Reschke, a tecnologia foi lançada recentemente.
Segundo ele, para garantir a qualidade dos equipamentos que estão à venda, a empresa produziu biodiesel, por um processo regulamentado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). “Trouxemos esta novidade para o produtor rural. Queremos mostrar que há empresas que trabalham com o biocombustível, e esta é uma novidade local. Mato Grosso hoje aposta neste tipo de produção. Pelo que percebemos, nosso Estado está com este processo bem avançado, em relação a outros”, disse.
O biodiesel vem se tornando uma nova alternativa no mercado. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, como mamona, dendê, girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
Dentre os experimentos que estão sendo feitos no Nortão está o de Feliz Natal, que produz o biocombustível em caráter experimental.