A comissão organizadora da 20ª edição da Expolíder -Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Colíder- conta até agora com 60 contratos firmados com concessionárias de automóveis, máquinas agrícolas, implementos, empresas que vendem produtos e serviços para o agronegócio. A expectativa é chegar a 80. Ano passado foram 57 expositores de grande, médio e pequeno portes.
Na programação da feira, que começa no próximo dia 9, estão três palestras para agricultores, pecuaristas e demais profissionais ligados ao agronegócio. A primeira, sobre ‘Sistema silvipastoril na produção de carne à pasto’, que será ministrada no dia 15, por Eduardo Henrique Bevitori Kling de Moraes, atual professor de zootecnia no campus da UFMT de Sinop. Será discutida a viabilidade do sistema silvipastoril (combinação intencional de árvores, pastagem e gado em uma mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada), com o objetivo de incrementar a produtividade por unidade de área e despertar na região a preocupação com a responsabilidade ambiental. Logo após, pecuaristas, representantes da Famato, e outras lideranças participarão de debate sobre o tema. Os participantes assistirão apresentação sobre controle de plantas invasoras em pastagens.
No sábado (16), as palestras serão para os pequenos produtores de leite do município, que tem produzido atualmente cerca de 100 mil litros de leite/dia. Designada
‘mudando de vida produzindo leite’, será ministrada pelo produtor Nivaldo Michetti, do Norte do Paraná, que divulga em todo o país, a viabilidade da produção de leite.
‘Comida de vaca é capim’, dirigida pelo agrônomo Leovegildo Lopes de Matos, atualmente pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
A Expolíder começa dia 9 e segue até 17 de agosto e a expectativa da comissão organizadora é receber 150 mil visitantes durante os nove dias de feira e, contar com a participação de aproximadamente 80 expositores.
Leia ainda
Colíder: definida a programação oficial da Expolíder