O projeto da ferrovia Norte-Sul, que deve chegar ao Nortão de Mato Grosso, será apresentado hoje, pela Vale, detentora da concessão, a prefeitos de todo o Estado. O encontro será no CTG de Água Boa, a partir das 11 horas, e contará com a presença do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes, Luiz Antonio Pagot.
A ferrovia ligará a região ao porto de Itaqui, viabilizando o transporte dos grãos e madeira da região Norte ao litoral do Nordeste, com redução de até 50% nos custos e tempo. Serão 900 km de extensão até o ramal em Lucas do Rio Verde. Atualmente, são percorridos, em média, 2,2 mil quilômetros para escoar a produção do Nortão do Estado até o porto mais próximo.
A proposta vem sendo discutida desde o ano passado, e, a projeção do DNIT é que as obras iniciem ainda no ano que vem, com conclusão em 2012. Em 2009, o canal devem chegar até Palmas, no Tocantins.
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, já confirmou participação. O município é campeão nacional na produção de milho safrinha e se destaca na soja.