A partir de hoje, os contribuintes inadimplentes de Nova Mutum desde 2003 começam a ser executados judicialmente, na comarca local. Com a execução, os devedores passam a ter os bens confiscados pela Justiça (imóveis, veículos, entre outros).
A dívida ativa do município, incluindo 2005, já é superior a R$3,5 milhões. O montante refere-se impostos e contribuições não pagas pelos contribuintes nos três últimos anos. A dívida de 2003 e anos anteriores é de 2,3 milhões. Apesar da prefeitura ter aberto um canal de renegociação, parcelando as dívidas, não houve outro recurso senão a execução, uma vez que muitos contribuintes deixaram de pagar as parcelas da dívida.
Em 2004, o montante total da dívida ativa aumentou cerca de 13%, passando para cerca de 2,6 milhões. A maioria dos processos referentes há 2004 já foram encaminhados para a Justiça e a execução também deve começar dentro de algumas semanas. No que se refere aos débitos não pagos este ano, até a data de hoje o valor gira em torno de 1,1 milhão. Finalizado o exercício em dezembro a dívida deve atingir então os cerca de 3,5 milhões.