Produtores de Lucas do Rio Verde poderão conhecer os riscos e alternativas da cotonicultura amanhã, durante o evento É hora do algodão 2006, realizado pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e Fundação MT. Os principais problemas enfrentados na última safra também serão discutidos e pesquisadores farão as recomendações aos produtores, para que obtenham melhores resultados na safra 2006/07.
Uma das alternativas é o uso correto de tecnologia na lavoura, que será apresentada pelo pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq), Lucilio Rogério Aparecido Alves. Segundo ele, o produtor deve buscar tecnologias que visam a redução da participação dos insumos e dos custos variáveis sobre o custo total.
“Se o produtor fizer boas compras de insumos, vinculando parte da produção via contratos, e tendo um sistema gerencial de custos, será possível ter em mãos uma prévia de receitas e despesas para a safra que será plantada, assim como do potencial de rentabilidade da cultura”, disse, por meio da assessoria.
Ele também apresentará informações sobre a evolução da comercialização e preços da pluma nos mercados interno e externo, assim como breves perspectivas para a próxima safra. A nova cultura FMT 701, desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Algodão da Fundação MT, também será tema de palestra.
O evento acontecerá a partir das 07:30 horas.