PUBLICIDADE

Evento de negócios florestais da madeira nativa começa hoje em Cuiabá

PUBLICIDADE

Começa hoje, em Cuiabá, a primeira edição do Florestal Tech, evento de negócios florestais que discutirá o cenário econômico, as tendências, oportunidades e novas tecnologias para o setor da madeira nativa. A abertura será realizada no Centro de Eventos do Pantanal, a partir das 19h30, com palestras técnicas e lançamento oficial da Exposição de Produtos da Madeira Nativa e da Mostra de Arquitetura da Madeira para o Século XXI.

Um dos temas abordados nas palestras de abertura será a legalidade e a sustentabilidade da madeira nativa de Mato Grosso. Em sua apresentação intitulada “Porque o WWF Brasil apoia o setor de base florestal”, o analista de Conservação do WWF Brasil, Ricardo Russo, apresentará o trabalho que vem sendo realizado pelo Programa Madeira é Legal na disseminação de informações que incentivem o uso responsável e sustentável da madeira, os caminhos possíveis e as parcerias com o setor na região do Mato Grosso. Na avaliação do especialista, é preciso repensar o uso da madeira. “É importante perceber que temos um material incrível, que é, entre outras coisas, capaz de mitigar a emissão de CO²”, afirma. Russo destaca ainda a importância de a sociedade rever a relação com o setor florestal. “É preciso tirar das costas do setor florestal a questão do desmatamento. O setor florestal precisa das florestas e, por isso, quer fazer um plano de manejo sério. As pessoas precisam entender que manejo florestal e desmatamento não têm relação”, afirma.

A secretária-adjunta de Licenciamento Ambiental e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, falará sobre a eficiência na gestão e controle de origem da madeira nativa em Mato Grosso e apresentará os avanços na área nos últimos anos, construídas em parceria com o setor de base florestal.

O Cipem lançará ainda um catálogo que apresenta por meio de recursos interativos as principais madeiras nativas comercializadas pelo setor florestal, informações técnicas sobre elas e seus potenciais usos e aplicações.

O evento segue até sexta-feira e conta também com a parceria do WWF Brasil, do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). No Florestal Tech serão apresentados e discutidos sistemas construtivos modernos e sustentáveis, que utilizam a madeira como matéria prima principal, o Wood Frame e a Madeira Laminada Colada (clique para ver a programação completa). Para todos os inscritos foi solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível que deve ser entregue no ato do credenciamento. Os alimentos arrecadados serão doados para instituições de caridade.

O Florestal é promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso e Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal mantém suspensa taxa de segurança cobrada de empresas em Mato Grosso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso reafirmou, em...

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...
PUBLICIDADE