PUBLICIDADE

Europeus fazem vistoria em Sinop para importar carne

PUBLICIDADE

A missão de técnicos da União Européia que chegou a Mato Grosso já está a campo verificando in loco a rastreabilidade do rebanho bovino do Estado. Hoje, a equipe de veterinários, composta por três europeus e ainda representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da superintendência estadual, percorrem fazendas para verificar se as regras da rastreabilidade vêm sendo cumpridas à risca. O roteiro não foi informado por medida estratégica.

Ontem, conforme o responsável técnico pelo Sisbov na Superintendência em Mato Grosso, Guilherme Coda, a vistoria foi em uma unidade frigorífica, em Sinop. O nome da indústria não foi divulgado nem mesmo detalhes da inspeção feita no estabelecimento. Na sexta-feira (30) será o último dia da auditoria em Mato Grosso, quando outras fazendas já habilitadas para exportar à UE serão vistoriadas.

De acordo com Coda, na segunda-feira (02), os técnicos europeus devem se reunir com os do ministério para discutir sobre a missão, porém nada foi adiantado. “Logo após a reunião eles voltam ao país de origem”, diz ao afirmar que por enquanto a missão está tranquila com nenhuma anormalidade encontrada.

Para o setor produtivo, a expectativa é boa. Mesmo antes da missão chegar ao Estado, o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, já havia informado que a vinda da missão faz parte do processo de mercado estabelecido entre os países e que os pecuaristas estavam tranquilos quanto à missão, pois vêm cumprindo todas as exigências para manter as exportações de carne bovina in natural com a União Européia, que é o principal mercado importador do produto mato-grossense. Em dezembro do ano passado, todo o território de Mato Grosso passou a ser habilitado para exportar carne ao bloco econômico, no entanto, para ter autorização para embarcar é necessário ser Estabelecimento Rural Aprovado Sisbov (Eras) e ser aprovado na auditoria do Mapa e estar na lista da UE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...

Preço médio dos combustíveis tem queda em Sinop, aponta ANP

O mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo,...
PUBLICIDADE