Começa hoje novo estradeiro organizada pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja em Mato Grosso), pela BR-163, para inspecionar o andamento das obras de asfaltamento até Santarém (PA), onde está o porto que escoará grande volume de grãos produzidos no Norte e Médio Norte mato-grossense com redução aproximada de 25% no frete. Os integrantes da associação estão saindo de Cuiabá, em 35 veículos (são 110 pesssoas) e farão paradas em Sinop, Novo Progresso, Itaituba e Santarém até o próximo dia 22.
A programação do Estradeiro prevê logo mais, às 14h, em Sinop, o Seminário de Integração do Corredor BR-163, no Sindicato Rural de Sinop. No primeiro painel, que traz o tema de logística, debatem o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, o diretor-geral do Dnit, general Ernesto Fraxe, e o presidente da Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Hidrovia do Tapajós (Atap), Kleber Menezes, com mediação do diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz.
O governo federal prorrogou, mais uma vez, o prazo de conclusão dos aproximadamente mil kilômetros de obras da BR-163 e estima que ficarão prontos em 2015. A previsão anterior era para ano que vem. Cerca de 65% do trecho estariam pavimentados.
Também serão debatidas “Oportunidades de Negócios e a Zona Franca de Manaus” e conta com a participação de representantes da FIEMT, Superintendência da Zona Franca de Manaus, além de autoridades de Sinop e Itaituba.
O Estradeiro da Aprosoja é uma das açõs do Movimento Pró-logística de Mato Grosso tem como missão articular junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário a implantação e manutenção de obras rodoviárias, ferroviárias, hidroviárias e portos que possibilitem redução de custos para o setor produtivo e a comunidade em geral, informa a assessoria da Aprosoja.