PUBLICIDADE

Estimativa para inflação tem quinta queda consecutiva

PUBLICIDADE

A projeção de analistas de mercado para a inflação continua em queda. A previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 4,32% para 4,26%. Essa estimativa está em queda há cinco semanas. Os dados são do boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC) com base em projeção de analistas de mercado para os principais indicadores da economia.

Para 2010, também houve redução na estimativa dos analistas para o IPCA, que passou de 4,5% para 4,46%. As estimativas para o IPCA estão abaixo do centro da meta de inflação para este e para o próximo ano, que é de 4,5%. A meta é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacinal (CMN) e tem margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos, ou seja o limite superior é de 6,5% e o inferior de 2,5%.

Para este ano, os analistas de mercado também reduziram a estimativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), com redução de 3,16% para 3,03%, e para o Índice de Geral de Preços de Mercado (IGP-M), que caiu de 3,17% para 2,71%. Em 2010, a expectativa para os dois índices é de 4,5%.

No caso do Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), a estimativa subiu de 4,33% para 4,37%. Para 2010, a projeção é de 4,5%, a mesma da semana anterior.

A estimativa para os preços administrados em 2009 e no próximo ano foi mantida em 4,5%. Os preços administrados referem-se aos valores cobrados por serviços monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo e outros).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE