PUBLICIDADE

Estados do Sul aderem proposta de renegociação de dívidas de Mato Grosso

PUBLICIDADE

Os governadores dos Estados do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do Paraná, Roberto Requião, e de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, reunidos em Campo Grande (MS), no dia 11 de junho, por ocasião da reunião de governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), firmaram a Carta de Campo Grande, que entre outras resoluções, apóia o modelo de reestruturação das dívidas de Mato Grosso e indica aos Estados do Codesul segAuir os moldes do procedimento adotado por Mato Grosso. A carta será encaminhada ao presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, solicitando que ele recomende à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) utilizar o modelo de Mato Grosso a outras unidades da Federação.

No dia 5 de junho, a Assembléia Legislativa de Mato Grosso aprovou em primeira votação o Projeto de Lei autorizando o Executivo a alongar por 30 anos a dívida que hoje responde pelo valor de R$ 5,3 bilhões. Mato Grosso foi o primeiro Estado brasileiro a pleitear a reestruturação junto ao Ministério da Fazenda e à STN.

Pioneiro também na adesão do Programa de Ajuste Fiscal, implantado pela União em 1997, o Estado vem desenvolvendo um rigoroso ajuste em suas contas públicas de modo a consolidar-se, atualmente, como exemplo nacional de sucesso na recuperação e manutenção do equilíbrio fiscal, destinando anualmente mais de 15% de sua receita líquida real para pagamento das parcelas da dívida.

A partir da assinatura da Carta de Campo Grande, o Codesul solicitou à STN a realização de estudos e a apresentação de proposta de reestruturação ou refinanciamento da dívida pública – nos parâmetros adotados pelo Estado de Mato Grosso – para ser debatida com os governadores, no prazo de 60 dias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Com desempenho acima da média nacional, produção industrial de Mato Grosso cresce 4,6%

Mato Grosso registrou crescimento de 4,6%, acima da média...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE