Prefeitos de 11 municípios da região Norte do Estado criaram ontem à noite, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental Portal da Amazônia. A iniciativa irá fomentar as cadeias produtivas do leite, hortifrutigranjeiros, fruticultura, piscicultura e apicultura. Os consórcios são uma parceria do Governo do Estado e da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), cuja finalidade é reduzir as desigualdades regionais e fortalecer a economia local.
A diretoria provisória do consórcio será coordenada pelo prefeito de Nova Santa Helena, Roque Carrara (PTB), até formatação jurídica da entidade com aprovação das leis nas câmaras municipais dos respectivos Municípios e aprovação de estatuto, a exemplo dos demais consórcios.
Na reunião ocorrida no Centro de Eventos e Lazer Antenor Bezerra, o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, apresentou o Programa MT Regional. Trata-se de um programa único de Estado para o desenvolvimento local e regional com agregação de renda, trabalho, inovação e competitividade das cadeias produtivas. “Temos que criar um programa para ir ao encontro das aspirações e demandas regionais”, disse o secretário aos prefeitos e secretários de agricultura dos Municípios, lembrando que “não se pode misturar políticas partidárias com políticas de desenvolvimento”.
Associado a parceiros privados e públicos, Municípios, produtores rurais, agroindústrias, lideranças e comunidade em geral, a meta do programa é desenvolver ações integradas para promover o desenvolvimento sustentável, conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente. “A rigor, é o Estado indo ao encontro dos Municípios. O MT Regional será o articulador para fazer o desenvolvimento da região”, explicou Vettorato, informando que neste programa “há a necessidade de todos os órgãos e secretarias de Governo atuarem em conjunto”.
Experiências criadas a partir de 2005, os consórcios de desenvolvimento intermunicipal em Mato Grosso foram elogiados pelo secretário de Desenvolvimento Territorial, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Humberto Oliveira. “Isso é uma política que está em evidência. Acho fundamental esse programa porque desenvolvimento hoje é um tema mundial para corrigir as desigualdades”, lembrou ele.
Consórcio – Integram o consórcio Portal da Amazônia os Municípios de Novo Mundo, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Colíder, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Marcelândia e Itaúba. “Vivemos numa era em que temos que fortalecer o cooperativismo. Esse consórcio vem para agregar idéias em conjunto”, destacou o prefeito de Novo Mundo, Nelson Baumgratz (PPS).
Para o prefeito de Marcelândia, Adalberto Navair Diamante (PPS), a iniciativa do Governo e da AMM motivam os Municípios a se unirem para, juntos, buscarem melhorias para melhorar a qualidade de vida da população. “Nós estamos carentes de trabalhar desta forma. Vamos aproveitar e agarrar essa oportunidade”, disse ele, citando que o seu Município é carente de alternativas econômicas de renda.
Na opinião do prefeito de Guarantã do Norte, José Humberto Macedo (PFL), com o consórcio os Municípios têm a chance de reduzir as desigualdades locais. “Vamos fazer com que todos os Municípios sejam privilegiados. O consórcio só vai trazer mais benefícios para fortalecer os Municípios”, frisou Macedo.
Avaliação semelhante foi feita pelo prefeito de Itaúba, Levino Heller (PPS). Segundo ele, as parcerias entre os Municípios são essenciais para fomentar as cadeias produtivas com projetos que valorizem a produção local. “É a saída que temos: nos unir”, disse ele.
Para o prefeito de Nova Canaã do Norte, Antônio Luiz César de Castro (PFL), os consórcios representam a saída para o desenvolvimento regional. “A gente vai se fortalecer com essa iniciativa”, comentou ele na região coordenada por Neurilan Fraga, e da qual ainda participaram o presidente da AMM, José Aparecido dos Santos e representantes do MDA.