PUBLICIDADE

Escolas móveis em Mato Grosso capacitarão mais de 2 mil trabalhadores

PUBLICIDADE

Mais de 2.300 trabalhadores devem ser beneficiados até o final de 2007 em Mato Grosso com a chegada, nesta semana, de duas escolas móveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A ‘Escola Móvel de Informática’ e a ‘Escola Móvel de Costura Industrial’ serão apresentadas nesta quinta, a partir das 08h30, no pátio da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), para autoridades e representantes da imprensa, e devem entrar em funcionamento a partir de novembro.

Para os trabalhadores industriais de Mato Grosso, as Escolas Móveis oferecem uma nova alternativa de qualificação profissional, por meio dos cursos promovidos. “As Escolas Móveis devem promover o fortalecimento dos respectivos segmentos industriais no Estado, por meio da qualificação de mão-de-obra”, avalia o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo. “Trata-se também de uma oportunidade para os que profissionais que estão desempregados, já que a capacitação deve beneficiar a inserção no mercado de trabalho”.

As novas unidades móveis fazem parte de um projeto macro da instituição, o ‘Qualiservice SENAI’, que visa atender, com qualidade e eficiência, às necessidades dos segmentos econômicos industriais. “As ações do Senai no Estado são desenvolvidas de acordo com pesquisas de mercado, como a que realizamos atualmente com nove segmentos industriais diferentes. Buscamos sempre estar à frente das demandas industriais, reafirmando nossa posição de referência em educação profissional no Estado”, afirma Gilberto. Além das novas unidades móveis, o Senai-MT conta ainda com as Escolas Móveis de ‘Comandos Elétricos’, ‘Panificação’, ‘Mecânico de Motocicleta’ e a ‘Escola Móvel de Informática e Multiuso’.

Costura Industrial – A Escola Móvel de Costura Industrial deve qualificar mais de 400 trabalhadores em 2007, em 11 cursos. Trata-se de uma carreta equipada de computador, impressora, DVD, vídeo cassete, máquinas de cortar tecidos, máquinas de costura, ferro de passar industrial, mesa de passar ferro, aspirador de pó, tela de projeção de vídeos, máquina botoneira industrial, mesa de corte e máquina de cortar viés.

“O principal problema que enfrentamos nas indústrias de vestuário é a carência de mão-de-obra qualificada. A expectativa de crescimento na geração de empregos para as indústrias do nosso segmento está aumentando com o apoio do Senai-MT. O setor é significativo na geração de empregos, com mais de 10 mil trabalhadores”, afirma a presidente do Sindicato das Indústrias de Vestuário do Estado de Mato Grosso (Sinvest), Claudia Oliveira Fagotti.

Informática – Um ônibus equipado com 24 computadores, projetor multimídia, som ambiente, impressora, cadeiras, mesas, armário, frigobar, bebedouro, lousa e ar condicionado. A Escola Móvel de Informática ministrará os cursos de Windows e Linux para mais de 1.800 pessoas no Estado. “Devido às exigências do mercado de trabalho, em relação aos conhecimentos na área de informática, notamos que seria necessária a aquisição de mais uma unidade móvel para a qualificação no setor”, avalia o diretor regional do Senai-MT.

A apresentação das unidades móveis será realizada antes da reunião mensal da diretoria da Fiemt. Participam do evento o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo, o presidente da Fiemt, Nereu Pasini, e o Secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, além de empresários. Os projetos foram desenvolvidos pelo Senai-MT em parceira com a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Sindicato das Indústrias de Vestuário do Estado de Mato Grosso (Sinvest) e o Fundo de Apoio à Cultura do Algodão (Facual). Outras informações pelo telefone: (65) 3611-1529.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Campanha Sonho de Natal sorteará carro, motos e mais prêmios em Sinop

A Campanha Sonho de Natal da CDL sorteará vários...

Indústrias de Sorriso acumulam mais de R$ 16 bilhões em negócios no exterior

As indústrias sediadas na capital do agronegócio embarcaram 11,7%...
PUBLICIDADE