PUBLICIDADE

Coronavírus: entidades pedem ao governo do Estado para suspender débitos existentes de ICMS e do IPVA

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso) juntamente com a Fecomércio (Federação do Comércio do Estado) e demais entidades representativas, entregaram ofícios ao governo do Estado propondo medidas para minimizar o impacto do Coronavírus no setor produtivo e “com objetivo manter o emprego e renda”. É solicitada a suspensão dos pagamentos do IPVA (Imposto Propriedade Veículos Automotores) por 180 dias para todas as pessoas físicas e jurídicas, assim como a suspensão, pelo mesmo prazo, dos débitos empresariais já existentes e do pagamentos de ICMS (normal e substituição tributária). As entidades pedem também a suspensão do prazo de pagamento de ICMS de energia durante este ano para as empresas. Como sugestão de fontes de receita frente à queda de arrecadação do Estado, o documento pede, por exemplo, o congelamento do pagamento das verbas indenizatórias em todos os poderes e redução de repasse de duodécimo aos poderes em 30%, informa a assessoria.

As entidades participantes já emitiram ofícios à Energisa solicitando a suspensão por 180 dias das contas de luz e o parcelamento de débitos em até 10 vezes.  Para as instituições financeiras, a solicitação é pela prorrogação de vencimentos dos compromissos das empresas por 180 dias, com redução das taxas de juros e repactuação das dívidas existentes.

Para a prefeitura de Cuiabá, foi solicitada a suspensão dos pagamentos de taxas e tributos municipais para as pessoas físicas e jurídicas por um período de 180 dias.

Além da Fiemt, o documento tem a colaboração da Fecomércio, FCDL, Facmat, ABAV, ABIH, AMAD, AEDIC, Adepan, Sincad , Sindetur, Sindieventos, Sincotec, dentre outras.

Em Sinop, conforme Só Notícias já informou, a prefeita Rosana Martinelli atendeu pedido feito ontem, por entidades, e mudou datas de vencimentos do IPTU e taxa de lixo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...
PUBLICIDADE