Os problemas causados com as constantes interrupções no acesso a internet e telefonia (oferecidos por uma operadora) na região Norte, serão relatados, também, ao Ministério Público. “Decidimos fazer uma união de esforços, juntando o máximo de assinaturas possível e documentos, para propor ao Ministério Público que ingresse com uma ação civil”, explicou o coordenador do Procon de Alta Floresta, Valdeci do Nascimento, ao Só Notícias.
O acordo foi definido após reunião com representantes do Executivo, Legislativo, Câmaras de Dirigentes Lojistas, Associações Comerciais e outras representatividades de Alta Floresta, Colíder, Nova Canaã do Norte, Carlinda e Paranaíta, nesta segunda-feira, no Procon altaflorestense. “Buscamos uma força maior para não ficar apenas em uma ação do Procon”, destacou Valdeci, que reafirmou a continuidade do processo administrativo que está sendo movido pela unidade de defesa do consumidor.
De acordo com Valdecir, nos próximos dias as empresas, entidades e órgãos públicos deverão encaminhar ao Procon as assinaturas coletadas e os principais prejuízos causados pela interrupção no fornecimento de internet e telefonia da região. O levantamento deve envolver, além da classe empresarial, instituições como Polícia e Corpo de Bombeiros.
A ação deve ser comunicada ao Governo Federal. “Essa ação será encaminhada também para o Ministério das Telecomunicações e Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações], pedindo providências”, reforçou o coordenador. Uma reunião semelhante poderá ser realizada em Sinop, acompanhada pela diretora executiva do Procon local, Ivete Malmann, que também participou das discussões em Alta Floresta.
Conforme Só Notícias informou, as interrupções no fornecimento dos serviços já resultaram em algumas denúncias protocoladas por entidades, como Associações Comerciais e Empresariais de Sinop e Sorriso, além de outros órgãos, nos Procon”s municipais que já alertaram a Superintendência de Defesa do Consumidor, em Cuiabá.
Ao mesmo tempo que os serviços que dependem da internet ficam prejudicados, os contatos por telefone em chamadas interurbanas e por celular também permanecem sem viabilidade. A última queda de internet ocorrida na região foi no último domingo (7) e durou mais de três horas. No sábado (06), pela manhã, o sinal de internet também foi interrompido por várias horas. No dia 1º de agosto (segunda-feira), parte da região Norte ficou mais de seis horas sem conexão.