Clientes das operadoras de celulares Vivo, Tim e Claro em Sinop estão com problemas em suas chamadas devido ao sinal ruim no município. As principais reclamações de usuários da Vivo são: ligações que não se completam, sinal fraco e chamadas que caem alguns minutos, após iniciadas. Com a Claro e a Tim além da chamada cair são necessárias várias tentativas para que a mesma seja reestabelecida.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Afonso Teschima Júnior, disse que “é uma reclamação generalizada e a menos ruim é a Vivo, mas ainda tem melhorar bastante”. Ele mencionou, que a entidade já fez várias solicitações para a melhora do serviço, mas que isso demanda muito investimento.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Rodolpho Mello, disse, ao Só Notícias, que a reclamação quanto ao serviço prestado pelas operadoras de celular é unanime, pois ele é precário e “dificulta o trabalho de muitos empresários que utilizam o celular como ferramenta de trabalho que muitas vezes têm que se deslocar de onde estão para poder resolver um problema que seria resolvido pelo telefone”. Ele também informou que uma carta será enviada para pedir explicações e também resolução dos problemas e caso não seja atendido que fazer uma manifestação com interferência do Ministério Público.
Para que as operadoras não cobrem pelas chamadas sucessivas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu regra para que as chamadas feitas de celular para um mesmo número sejam consideradas uma única ligação, desde que o intervalo entre elas seja de até dois minutos entre os mesmos números de origem e de destino.
Conforme Só Notícias já informou, a medida surgiu por causa de uma pressão pública em relação ao grande número de quedas de chamadas em ligações de celulares, principalmente nos planos que cobram por cada ligação do cliente e não pelos minutos de uso. E a regra das chamadas sucessivas vale para todos os planos de serviço oferecidos pelas prestadoras, tanto os de tarifação por tempo quanto por chamada. No caso de quem paga a ligação por tempo, haverá a soma dos segundos e minutos de todas as chamadas sucessivas. Para quem paga por ligação, as chamadas sucessivas serão consideradas uma só para efeito de cobrança e não poderão ser cobradas do consumidor como ligações diferentes. Não haverá limites para a quantidade de ligações sucessivas. A nova regra vale apenas para ligações feitas de celulares, mas os números de destino poderão ser fixos ou móveis.