Mais conforto para os pacientes e profissionais da saúde, sistema de iluminação eficiente, ambientes climatizados e equipamentos mais modernos com economia significativa no gasto de energia elétrica. Este é o cenário que pacientes e colaboradores do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá encontraram com a entrega das obras de eficientização realizadas na unidade. O hospital passa a ter, inclusive, geração solar, o que possibilita uma economia de mais de R$ 470 mil por ano na conta de luz.
Atendida pelo programa de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso, a unidade recebeu investimento de R$ 1,6 milhão da empresa para modernização do sistema de iluminação com a substituição de lâmpadas obsoletas por equipamentos com tecnologia de LED, troca de ar condicionados antigos por equipamentos mais eficientes e ainda implementação de energia solar.
A economia não é única demanda atendida, o conforto dos pacientes e profissionais da Saúde também é um dos benefícios da modernização.
Para a coordenadora administrativa do Pronto Socorro, Roberta Borges Monteiro, a vida no hospital mudou. “Cuiabá é uma cidade quente e o ar condicionado faz muita diferença. O quarto andar inteiro, por exemplo, antes não tinha ar e agora está climatizado. Outras áreas do hospital tiveram equipamentos obsoletos trocados como a UTI. Isso melhora demais o dia a dia dos colaboradores e dos pacientes”, ressalta.
Segundo a analista de inovação da equipe de Eficiência Energética, Monique Gomes Pereira, o projeto, proporciona benefícios diversos e, ainda que estejam focadas na promoção do uso eficiente e redução do desperdício de energia, as ações são pensadas para oferecer melhores condições de convívio aos pacientes e profissionais de saúde.
“Todo o projeto, desde o período de execução até a conclusão, estimula a conscientização daqueles que trabalham na unidade de saúde. É uma cadeia em prol do bem estar das pessoas e do meio ambiente. A substituição de mais de 50% do sistema de iluminação do Hospital, grande parte fluorescentes, tem também um viés ecologicamente sustentável. A Energisa tem trabalhado muito a questão da sustentabilidade em seus projetos e naqueles que ela apoia”, ressalta.
Modernização
Com a implantação do projeto da Energisa, a unidade que tem 40 anos de existência e recebe uma média de 12,7 mil pacientes por trimestre, poderá investir o dinheiro economizado em outras áreas.
“Esse é um projeto que traz benefícios não só para o hospital, com a economia na conta de luz, mas também para a população e colaboradores que tem um ambiente climatizado e iluminado. Em um momento de corte de custos, ações que aliviam os cofres públicos são bem-vindas. O dinheiro economizado será investido em insumos e medicamentos, algo sempre necessário no HPSMC, que recebe mais de 60% de seus pacientes de outros municípios do Estado”, aponta o Secretário adjunto de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Henrique Paiva.
Paiva ainda destaca a redução do custeio com a compra de equipamentos, já que o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá passará por sua primeira grande reforma em 30 anos. “O atual PS deverá receber uma grande reforma estrutural e passará a ser o Hospital da Família (H-FAM). E com a participação no Programa de Eficiência Energética da Energisa, não precisaremos investir na troca dos equipamentos e lâmpadas obsoletas”, destaca.
Ainda ao final do projeto foi realizado uma campanha de conscientização dos usuários, com palestra, entrega de panfletos e a colagem de adesivos, a fim de se conscientizar sobre o uso racional da energia elétrica e ainda sobre importância da participação de cada um.
Programa de Eficiência Energética
A ideia do Programa de Eficiência Energética é incentivar o surgimento de novas tecnologias, assim como repensar práticas e costumes com foco no uso racional da energia elétrica.
Para quem tem interesse de participar: a Energisa regularmente abre uma chamada pública e o cliente que tiver interesse em reduzir o consumo inscreve um projeto mostrando, com dados técnicos bem mensurados, que a troca dos eletrodomésticos e lâmpadas atualmente em uso trará bons resultados. Se a proposta for selecionada, a empresa entrará com o investimento da compra dos equipamentos e da mão de obra para a troca dos antigos pelos novos. O que for retirado do local do projeto será encaminhado para descarte. É realizada uma conscientização com quem trabalha/mora no local e um estudo posterior para mensurar se os resultados previstos foram realmente atingidos. Tudo é feito conforme a legislação federal.
Para saber mais, fique ligado no site da Energisa: www.energisa.com.br.