PUBLICIDADE

Energisa Mato Grosso recebe medalha de ouro no principal prêmio de Segurança no Setor Elétrico

PUBLICIDADE
Assessoria

A primeira coisa que José Geraldo Pimentel Júnior faz ao chegar no trabalho é conferir se as motos que serão usadas naquele dia – por ele e pelos colegas – estão com corta pipa, retrovisor e pisca-alerta funcionado corretamente. Depois pega a rota que fará naquele dia, passa o protetor solar, coloca os equipamentos de proteção individual (EPI) e só então sai. Uma vez por semana, ele se reúne com os colegas e supervisor para falar sobre um tema que mudou a forma como encara a rotina no trabalho: segurança.

José Geraldo Pimentel Júnior é leiturista na Energisa Mato Grosso. Ele conta que desenvolveu o conhecimento sobre a importância de voltar seguro para casa ao longo dos cinco anos que está na empresa, através das ações e programas realizados para os colaboradores. Atividades essas que renderam à Energisa Mato Grosso a medalha de ouro no Prêmio Eloy Chaves, da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), relativa ao biênio 2017/2018.

A Energisa Mato Grosso ganhou o prêmio máximo na categoria empresas com mais de dois mil colaboradores. O Prêmio Eloy Chaves foi criado em 1980 e, desde então, tem anualmente premiado as empresas de energia elétrica, com o objetivo de destacar o desempenho na área de segurança do trabalho, sendo a única e mais importante premiação do setor elétrico neste segmento.

A avaliação dos indicadores estatísticos das empresas concorrentes é consolidada com o apoio da Fundação COGE, com base no Regulamento de Premiação da Medalha Eloy Chaves, e utiliza como referência parâmetros estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e está em consonância com as práticas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

“É com muita alegria que recebemos essa premiação, prova de que estamos no caminho certo. A segurança não basta estar como prioridade no discurso, é preciso também ser priorizada na prática. Os mais recentes investimentos do Grupo Energisa no tema, bem como o permanente trabalho de conscientização dos nossos colaboradores têm feito a diferença”, fala o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Riberto José Barbanera.

O leiturista Júnior, como é conhecido pelos colegas, avalia que tratar segurança como prioridade faz toda a diferença. Ele conta que muitas vezes o colaborador entra apenas com a produtividade em mente, sem perceber que é preciso um equilíbrio. “A Energisa me dá os EPIs, me explica como usá-los, faz reuniões semanais para conversarmos sobre o tema e identificar oportunidades para melhorar e tem um programa que é um diferencial, pois faz com que a empresa não só oriente, mas gratifique quem é referência em segurança para os colegas”, relata.

O programa citado por Júnior, é chamado Colaborador Segurança, que foi criado no ano passado pela Energisa Mato Grosso para homenagear os colaboradores que no seu dia-a-dia são exemplo dentro e fora do trabalho. Em todo o Estado, 168 colaboradores foram eleitos para receber a homenagem. Junior foi o escolhido para representar todos eles, a nível Estado. Hoje, ele percorre cidades de Mato Grosso falando sobre segurança com seus colegas. Ao ser perguntado sobre o que o motiva a deixar a segurança permear a rotina do trabalho ele não pensa duas vezes:

“Segurança é voltar para casa bem, saudável. Tenho dois filhos e sou formado em educação física. Se eu volto para casa machucado, não posso nem brincar com meus filhos, nem praticar atividades físicas”, pondera o leiturista.

A cerimônia de entrega do prêmio Eloy Chaves está agendada para o dia 29 de novembro, durante o 10º Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro, na Unicamp (SP). Na última premiação, a Energisa Mato Grosso já tinha ficado entre as três melhores, com a medalha de bronze.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE