A Câmara de Dirigentes Lojistas detalhou, há pouco, que carnaval não é feriado nacional em Mato Grosso. Em Sinop, há decreto municipal que define como ponto facultativo e não há obrigação de pagar os encargos trabalhistas. No entanto, a decisão não se aplica aos serviços e atividades considerados essenciais.
A portaria do ministério da Economia, publicada em 20 de dezembro passado, define como ponto facultativo o período de 28 deste mês até 2 de março (quarta-feira de cinzas). “O carnaval também é uma data importante de vendas e os lojistas poderão funcionar normalmente. São dois anos difíceis que atravessamos devido à pandemia, e estar de portas abertas é necessário para vendas”, explica a gerente executiva da CDL Sinop, Vanusa Ires.
Já os bancos, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estarão fechados na próxima segunda, terça-feiras. Os atendimentos serão retomados somente às 11h de quarta-feira de cinzas.
Conforme Só Notícias já informou, em primeira mão, o prefeito Roberto Dorner (Republicanos) confirmou que o carnaval popular não será realizado em Sinop. Um dos motivos são os casos de Coronavírus.