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Empresas farão diagnóstico de aeroportos regionais de Mato Grosso

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A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso vai realizar um diagnóstico sobre os aeroportos do Estado, com levantamento das dificuldades, potencial e necessidades. O estudo será conduzido pela ABETAR – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional. Nesta quinta-feira, a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques se reuniu com o presidente da Abetar, Apostole Chryssafidis, o diretor de uma empresa de linhas aéreas, Victor Celestino e técnicos da secretaria para discutir como será realizado o estudo que contribuirá para a melhoria e o desenvolvimento da aerovia estadual.

Lembrando que o fato de uma cidade ou região estar bem conectada com a malha aérea nacional e internacional é um diferencial para que ela atraia turismo e negócios, conforme assegurou o presidente da Abetar.

Entre os fatores que devem ser levados em conta é o de que Cuiabá é uma das cidades-sede para os jogos da Copa 2014, e entre as dez áreas de investimentos mapeadas pelo governo federal para a Copa, os aeroportos estão incluídos com atenção especial, já que a previsão é de que o Brasil receba 600 mil visitantes, que se utilizarão do transporte aéreo para esse acesso e que, além disso, receberão o impacto de ações promocionais de diversos destinos nacionais que desejam ser visitados durante o período de realização dos jogos, aumentando ainda mais o trânsito nos aeroportos.

“O trabalho a ser realizado deve contar com a união de todos os envolvidos e interessados na melhoria da infraestrutura aérea regional em Mato Grosso. Esse diagnóstico nos dará embasamento para buscar infraestrutura e saber de que forma e onde poderemos aplicar os recursos”, explicou Vanice Marques.

“Precisamos saber com exatidão a real situação dos aeroportos e pistas do estado, as condições em que se encontram, se estão interditadas ou não, se são homologadas”, acrescentou a secretária de Turismo do Estado.

Outro fator analisado pela Abetar é que o estado do Mato Grosso faz fronteira com a Bolívia, e a existência de tráfego internacional também deve ser considerada ao analisar o papel do transporte aéreo como meio de agilizar a integração e interligação entre países, em especial através do mercado denominado Sub-Regional.

O projeto terá três fases, onde será realizada previsão da demanda e da infraestrutura relacionada no Mercado de Linhas Regionais (MLR), mensuração dos impactos diretos, indiretos e induzidos e a proposta de políticas de incentivo à competitividade das operadoras do MLR e ao fomento ao investimento em infra-estrutura.

 

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