Três dias úteis. Este é o prazo para as empresas que ainda não quitaram o alvará se regularizarem, aproveitando desconto de 10%. Depois, o imposto ainda pode ser pago, mas sem desconto e com multas e juros. Quem pagou até 31 de janeiro obteve 30% de desconto e, até 28 de fevereiro, 20%.
Só Notícias apurou que Sinop tem atualmente 9.003 empresas que foram registradas de 2000 até fevereiro deste ano. Antes deste período, não era feito o controle pela secretaria. Somente em janeiro e fevereiro deste ano, 68 novos empreendimentos foram criados oficialmente, sendo 39 prestadores de serviços, 18 comércios varejistas, 6 atacadistas e 5 indústrias. O crescimento de janeiro (27 empresas) para fevereiro (41) foi de 53%.
A cobrança é feita anualmente para estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços. Em breve, será lançada no comércio uma campanha para combater a informalidade. Todos as empresas serão visitadas e aqueles que estiverem trabalhando na informalidade vão ser notificados a comparecerem à prefeitura e terão um tempo para regularizar a situação.