Em vigor há menos de dois anos, a nova Lei de Recuperação Judicial (Lei 11.101/2005) veio para facilitar a recuperação de empresas em dificuldades econômico-financeiras. Agora, as negociações podem ser feitas diretamente com os credores, pela via extrajudicial e hierarquizar a preferência dos créditos em caso de falência.
O novo recurso já vem sendo utilizado por diversas empresas, inclusive no Estado de Mato Grosso. Seu objetivo é permitir ao setor empresarial reestruturar-se e manter a fonte de empregos, tributos, riquezas e ainda incentivar a combalida iniciativa empreendedora. Assim, os credores têm a certeza que terão seu investimento de volta, na forma mais justa que a empresa dispuser para honrar seus compromissos.
Para entender melhor a lei e debatê-la, a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT), por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Industrial e Regional (CODIR), promove uma palestra sobre o tema, logo mais às 16h, na sede da federação.
A palestra será ministrada pelo advogado tributarista Euclides Ribeiro Júnior, especialista na área e responsável pela primeira concessão de recuperação judicial de uma empresa em Mato Grosso.