Os empresários devem votar em peso no ex-governador e presidenciável tucano Geraldo Alckmin, mas em sua maioria, não acreditam na vitória do representante do PSDB. Embora conte com apenas uma minoria da preferência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vencer as eleições de outubro, segundo pesquisa realizada hoje com associados de uma entidade que reúne empresas com faturamento anual acima de R$ 200 milhões.
A pesquisa Lide-FGV ouviu os cerca de 350 executivos presentes à palestra do ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) sobre quem votariam para presidente: 93% apontaram Alckmin enquanto somente 3% indicaram o presidente Lula. Quando responderam sobre quem acreditavam ser o vitorioso em outubro, uma fatia de 51% apostou na reeleição do presidente enquanto 47% acreditam no candidato tucano.
O ministro Tarso Genro foi questionado com dureza pelos executivos sobre o governo Lula e teve que ouvir um dos presentes perguntar se, “do fundo da alma”, ele acredita que o presidente não tinha conhecimento do esquema do “mensalão”.
Tarso respondeu: “eu acredito [no presidente Lula] como eu acredito que o presidente Fernando Henrique Cardoso não sabia da compra de votos para aprovar a [emenda constitucional da] reeleição dele”.
O ministro também afirmou que não considera “ganha” a eleição de Lula. “O processo político ainda nas suas etapas preliminares. Ainda não foram fechadas todas as alianças”.