PUBLICIDADE

Empresários recuperam otimismo pelo terceiro mês consecutivo em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Setembro registrou a terceira melhora consecutiva do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá, alcançando 129,3 pontos no mês. A pesquisa mostra recuperação após atingir o pior resultado em 2019, verificado no mês de junho (125,1 pontos) e, ainda no mesmo ano, ter o seu melhor desempenho registrado em março, com 136,4 pontos.

A alta mensal observada na pesquisa foi de 0,4% sobre o mês anterior e de 5,3% na comparação com setembro do ano passado, quando o índice somava 122,8 pontos. A pesquisa elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e compartilhada pela Fecomércio-MT, é a única acima de 100 pontos (com limite em 200), o que mostra nível de satisfação por parte do empresariado na capital.

Ainda assim, os subíndices do Icec oscilaram positivamente e negativamente no mês. O referente às condições atuais do empresário foi o que registrou variação positiva de 4% – permanecendo acima da zona de satisfação, com 108,1 pontos. Em relação a setembro de 2018, houve avanço de 11,7%, quando, na época, registrava 96,8 pontos.

Quanto às condições de investimento do empresário, verificou-se retração de 2,2% no mês, atingindo 110,6 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, observou-se uma pequena melhora de 0,2%. Com relação a contratação de funcionários, apesar da queda mensal de 0,5% na variação mensal, o componente apresentou melhora de setembro de 2018 para setembro deste ano, de 2,1%, somando 136,1 pontos. A proporção de empresários que afirmaram que irão contratar funcionários também aumentou de um ano para outro, de 76,6% em setembro de 2018 para 78,7% em setembro de 2019.

Já o subíndice que avalia expectativa do empresário permaneceu estável em setembro sobre o mês anterior, com 169,3 pontos. Em relação a setembro passado, o indicador também apresentou melhora no período, de 4,9%. Referente à expectativa da economia, 92,3% dos empresários entrevistados acreditam na melhora da economia brasileira. No mesmo período do ano passado, esta porcentagem era menor (85,5%).

As informações são da assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...

Sinop: sobe preço da carne, arroz, tomate, café e preço médio da cesta básica vai a R$ 854

O Centro de Informações Socioeconômicas (CISE) da Unemat, em...

Empresas de Nova Mutum ofertam quase 200 vagas de empregos

Diversas empresas e indústrias, entre as mais de 8...
PUBLICIDADE