Depois de participar da maior feira multissetorial asiática, a Canto Fair, em Guangzhou, no sul da China, os 25 empresários que integram a missão organizada pelo Sebrae em Mato Grosso retornam do evento, nesta terça-feira, com uma outra visão. O grupo viajou acompanhado do técnico da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae, André Luiz Schelini. Ele ressalta que a China é o primeiro passo para fazer uma boa negociação e destaca a necessidade de ter um preparo adequado e efetivo, referindo às reuniões preparatórias com os participantes.
A julgar pelo entusiasmo dos empresários, a missão está sendo muito proveitosa. O representante comercial Adailton Rodrigues da Silva destaca o profissionalismo e o respeito dos chineses ao receber os empresários. “Eles querem realmente se tornar nossos parceiros. São muito rápidos e o retorno é imediato. A viagem foi produtiva, profissionalmente e pessoalmente na obtenção de conhecimento cultural, me proporcionando um grande crescimento. Após essa viagem, você está preparado para ir a qualquer outro lugar no mundo”, ressalta.
O empresário Sebastião dos Reis Gonçalves surpreendeu-se com as novidades apresentadas na feira. “A China está sempre crescendo e tem muito a nos oferecer, em todos os setores. Eu não imaginei que fosse encontrar tantos fabricantes de áreas distintas, competitivos e com bastante qualidade. Acredito que seja de extrema importância para todos os empresários brasileiros a presença em um evento como a Canton Fair, assim como conhecer a estrutura industrial chinesa”.
“Os chineses são atenciosos, esforçados e interessados em nos entender”, destacou a empresária Jucilene Melero Soares Dalbem, da Parauto, ressaltando que isso explica o rápido crescimento, a modernidade, a organização e a educação deles.
Para Claudio da Cunha Barbosa, “a China deve ser vista por todos aqueles que crêem nas infinitas possibilidades que se apresentam diante da humanidade. Nesta viagem, descobrimos porque, em tão pouco tempo, a China transformou-se na potência que é. Assim, pudemos antever uma larga caminhada para os próximos anos. Esta viagem foi sem dúvida um marco nas nossas vidas”.
Em 2007, a Canton Fair recebeu 400 mil visitantes de 213 países e 14 mil expositores. O volume de negócios fechados, segundo os organizadores, somou cerca de US$ 74 bilhões, 11% a mais que em 2006. Os números de 2008 ainda não foram fechados.