Empresários mato-grossenses participam, entre 11 e 29 de outubro, de uma missão para a China. Para o coordenador do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiemt, Emerson Moura, será mais uma oportunidade para a classe empresarial prospectar novos mercados. A China é hoje o principal destino das exportações mato-grossenses, representando 20% do total exportado que equivalem, até julho deste ano, a US$538 milhões. A soja em grãos lidera a pauta do comércio com o país.
No país, também participarão da 102ª edição da Canton Fair, uma das principais feiras multisetoriais do mundo. São 211 países participantes e 150 mil produtos variados, divididos entre aproximadamente 15 mil expositores. A feira recebe em média cerca de 200 mil visitantes.
O lançamento da missão será amanhã, em Cuiabá, durante a palestra ‘potencialidades do mercado chinês’, ministrada pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, em que os empresários vão conhecer o panorama econômico chinês, além de verificar a importância da participação na Canton Fair. “Temos muito o que aprender com a China, seja no processo de venda ou compra. Trata-se de um mercado interessante para buscar novas tecnologias, que vão agregar valores a economia do Estado”, avalia o coordenador da Fiemt.
A China ocupa hoje a 6ª posição entre os países vendedores de produtos para Mato Grosso, com destaque para os insumos agrícolas, produtos químicos e itens de acabamento para construção civil.