Cerca de 250 empresários e contabilistas debateram hoje o dia a dia tributário, no auditório da câmara municipal, com técnicos da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso. Foi feito esclarecimento do modelo tributário aplicado em Mato Grosso e ainda detalhadas as cobranças realizadas pelo Fisco, sendo que os processos individuais foram analisados e receberam decisões resolutivas. "Não resolvemos todos os problemas dos municípios nessas agendas do Interior, mas todos os que participam e apresentam suas dúvidas recebem as explicações necessárias. Quanto aos processos, os técnicos do Plantão Fiscal Itinerante analisam as particularidades e, aqui em Lucas, emitiram um parecer, e onde não foi possível devido a falta de documentação, realizaram um encaminhamento conclusivo", destacou o superintendente de Atendimento ao Contribuinte da Sefaz, José Mazini.
Para o proprietário de uma loja que trabalha com venda no varejo e atacado de produtos para caça, pesca, esportes e camping, Clésio Frasseto, a reunião e o atendimento realizado comprovam a política de parceria entre Fisco e contribuinte adotada pelo governador Silval Barbosa. "Tive o meu problema analisado e certamente está sendo resolvido. Eventos como este devem acontecer com frequência para que nada se acumule", avaliou.
Na opinião do presidente da Associação Comercial de Lucas do Rio Verde (Acilve), Vilson Kirst, o encontro foi além do esperado. "Inicialmente nós recebemos uma série de reclamações sobre a Sefaz, fomos a Cuiabá, conversamos com o secretário de Fazenda e de pronto este encontro foi agendado. Além de esclarecer as dúvidas, os problemas apresentados foram sanados", destacou.
As melhorias no atendimento também foram citadas durante a reunião. Nos últimos dois anos, o serviço de dúvidas via telefone foi ampliado e inicia diariamente a partir das 7 horas. Já em operação na Agência Fazendária de Cuiabá, o modelo de agendamento via internet de atendimento foi apresentado em Lucas e deverá a médio prazo ser implementado na cidade. A atualização cadastral pode ser realizada de forma on-line, assim como o envio de processos (e-Process). O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), Jorge Assef Filho, também participou do evento.
Este foi o segundo Plantão Fiscal Itinerante realizado pela Sefaz. O primeiro aconteceu no município de Água Boa, sendo que a equipe do plantão segue para Nova Mutum nesta quarta-feira (13).